terça-feira, 23 de agosto de 2011

Policiais são capacitados para atendimento a mulheres vítimas de violência


Acontece nesta terça-feira (23), na Academia de Polícia Civil, um treinamento para que os policiais atendam melhor as mulheres vítimas de violência que vão às delegacias prestar queixas. A motivação inicial da capacitação é a mudança na forma de registro das queixas, que agora parte dos principais tipos penais que envolvem os casos de violência doméstica. O sistema é informatizado e pode ser encontrado em todas as delegacias.

Este ano, até agosto, foram registradas 6.949 queixas e já é um número superior a todo o ano de 2010, que fechou em 6.459 registros. Em 2011, foram solicitadas pela polícia 2.922 medidas protetivas (como aquela para manter o companheiro afastado do lar, por exemplo) e foram envidados para a Justiça 2.283 inquéritos. De janeiro a julho, foram registrados 158 homicídios.

A capacitação, que será oferecida em quatro turmas, cada uma com 45 pessoas, vai reforçar a questão do atendimento humanizado. Inicialmente, essa capacitação está sendo oferecida para os policiais civis das delegacias do Recife e Região Metropolitana, mas um calendário será montado para chegar até o Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.