quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Estudo diz que boa relação com colegas de trabalho prolonga a vida


Se passamos oito horas do dia trabalhando, é natural que um bom ambiente de trabalho faça bem à nossa saúde. Um estudo da Universidade de Tel Aviv, de Israel, dá embasamento científico a essa ideia. Segundo ele, quanto mais amigáveis são os colegas, maior é a expectativa de vida do trabalhador.

A equipe de pesquisadores liderada por Arie Sharom acompanhou 820 pessoas entre os anos de 1988 e 2008. Os participantes trabalhavam para grandes firmas israelenses em diversos setores, tais como finanças, seguros e indústria. Eles foram submetidos a exames médicos e responderam a questionários sobre o ambiente de trabalho; a exigência e o controle sobre as atividades e o apoio recebido de colegas e superiores foi levado em conta.

Durante o período em que o acompanhamento foi feito, 53 participantes morreram. A falta de apoio dos colegas no mesmo nível hierárquico foi um fator que aumentou a mortalidade. Já o apoio vindo dos superiores não exerceu influência sobre essa taxa.

Também foi levada em conta a liberdade que os trabalhadores tinham para tomar as decisões sobre o próprio trabalho. Entre os homens, quanto maior esse controle, menor a mortalidade. No entanto, o efeito nas mulheres pesquisadas foi o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.