quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Aumentam assassinatos de jornalistas no Brasil


O Relatório de Liberdade de Imprensa, divulgado nessa terça-feira (23) pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), aponta aumento nos casos de assassinatos de jornalistas nos últimos 12 meses. O documento ainda lista número maior de censuras e cita a polêmica a respeito da Lei de Acesso a Informações Públicas.

As mortes e os casos de censura foram registrados entre 1° de agosto de 2010 e 26 de julho deste ano. O documento anterior tratava de dois anos: entre 1° de agosto de 2008 a 31 de julho de 2010.

Enquanto o relatório 2008-2010 registrou apenas um homicídio de jornalista (por motivos não decorrentes do exercício profissional), o documento atual enumera cinco assassinatos em que há, pelo menos, indício de conexão com a atividade profissional.

O relatório divulgado registrou ainda uma prisão de jornalista, sete agressões, dois atentados, três casos de abusos, um caso de ameaça e outro de manifestação negativa contra a imprensa. O projeto de lei que regulamenta o acesso a documentos públicos, parado na Comissão de Relações Exteriores do Senado, também foi abordado no relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.