terça-feira, 25 de setembro de 2012

Semana de mobilização tenta alavancar doação de órgãos em PE


A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), inicia hoje a Semana Nacional de Doação de Órgãos. Até a próxima sexta-feira, uma programação de eventos, capacitações e mobilização será realizada para diminuir a fila de espera, formada hoje por cerca de 2,9 mil pessoas em Pernambuco. A solenidade de abertura acontece esta manhã no auditório da SES, na Rua dona Maria Augusta, 519, no Bongi.

Hoje, de cada 10 familiares abordados, oito se negam a doar os órgãos de pacientes com quadro de morte cerebral (irreversível).

De acordo com a coordenadora da CT-PE, Noemy Gomes, a recusa da família ainda é fruto de desconhecimento e mitos que terminam se consolidando, como o de que o paciente com morte cerebral ainda poderá ‘acordar’, ou de que o corpo fica mutilado com a retirada do órgão.

Há cinco anos, a situação era muito pior, com 10 mil pacientes esperando por transplantes. Hoje a maior lista de espera é por um rim - 1.725 pessoas. Em segundo lugar, estão os que precisam de transplante de córnea (1.024). Em seguida, vem fígado, com 126 pessoas na lista de espera, e, por último, coração, e rim/pâncreas, cada um com quatro pacientes. Até agosto deste ano, 1.097 transplantes foram realizados em Pernambuco. Em 2011, no mesmo período, o número foi de 678 procedimentos – um aumento de 62%. Em relação às doações, houve um aumento de 73% (48 doações em 2011 contra 83 este ano).

Programação - Ainda nesta terça-feira, a partir das 18h, acontece no auditório do Hospital da Restauração (HR) o III Encontro Estudantil de Incentivo à Doação de Órgãos. O HR é a principal unidade notificadora de morte encefálica e captadora de órgãos para doação do estado.

Na quarta-feira, técnicos da CT-PE e arte-educadores realizam, a partir das 9h, ações educativas na estação Central do Metrô do Recife e no Complexo Industrial de Suape. Na quinta-feira, a mobilização será no Mercado de São José.

Do Pernambuco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.