segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Morre no Recife líder feminista indicada para o prêmio Nobel



Morreu neste domingo (9), por volta das 9h, no Recife, a líder feminista e representante das trabalhadoras rurais de Pernambuco, Vanete Almeida, de 69 anos.

Ela foi indicada para o prêmio Nobel em 2005. Vanete Almeida é natural de Custódia, e faleceu no Hospital Albert Sabin, onde estava internada por causa de um câncer. A luta contra a doença já durava um ano.

Durante a década de 80, ela atuou pela inserção feminina no meio sindical, iniciou o processo de organização de mulheres no Sertão do estado. Inspirou o livro "Ser Mulher num Mundo de Homens", de Cornélia Parisius (Ed. SACTED/DED).

Ela também presidiu o Centro de Educação Comunitária Rural, no município de Serra Talhada, no Agreste do estado, e integrou o Conselho Nacional de Políticas para Mulheres de 1996 a 2003.

A partir de 1996, tornou-se coordenadora internacional da Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe, que ajudou a fundar. Foi ainda assessora da Federação dos trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape).

O corpo de Vanete será cremado nesta segunda-feira (10), às 11h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.