terça-feira, 11 de setembro de 2012

Surubim por que te chamam assim



Conta a história que o nome Surubim se originou de um boi pintado que vivia nas terras de um fazendeiro chamado Lourenço Ramos da Costa. O nome do animal ganhou fama por que ele se parecia com um peixe chamado Surubim. Um certo dia, o boi Surubim foi atacado por uma onça nas terras do fazendeiro. O fato causou comoção entre os moradores da região que passaram a chamar a se referir ao local como as terras do boi Surubim.

Mas a cidade do Agreste Pernambucano, não ganhou fama apenas por conta do boi. Jessé Cabral, autor do Hino de Surubim, dizia nos seus versos que a cidade é uma terra de filhos ilustres. Quem não se lembra do velho guerreiro Abelardo Barbosa o saudoso "Chacrinha" e do inesquecível Capiba, rei das marchinhas de carnavais?
Surubim também virou cenário da maior e melhor vaquejada do Brasil. Foi na voz do eterno Toinho Alves, ex-vocalista do grupo Quinteto Violado, que a festa se destacou com a canção Vaquejada. Surubim hoje completa 84 anos. Outras cidades da Zona da Mata e do Agreste Pernambucano, também estão aniversariando neste dia 11, entre elas estão: Carpina, Primavera, Vertentes e São Caetano.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.