quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Vacina terapêutica contra a Aids entra em nova fase de pesquisa


Mais um importante passo no desenvolvimento da vacina terapêutica contra a Aids foi anunciado nesta quarta-feira (7), por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desta vez, será feito o estudo genético dos pacientes. Elaborada em conjunto por cientistas das universidades federais de Pernambuco e do Rio de Janeiro e da Universidade de São Paulo (USP), a vacina conseguiu resultados animadores em 11 anos de estudos.

Até então, dos 18 pacientes que fizeram o tratamento, nove conseguiram reduzir a quase zero a sua carga viral. “A carga viral quase zerou. Chegou a valores extremamente baixos, partindo de uma situação com 30 mil cópias, 50 mil cópias do vírus, chegaram a um nível que chamamos de indetectável. Os sintomas praticamente desapareceram nesses pacientes”, comentou o geneticista Sérgio Crovella.

Nesta segunda fase, os pesquisadores estão em busca de respostas para entender porque a vacina apresentou resultados significativos apenas em alguns pacientes. Além dos 18 voluntários que testaram a vacina terapêutica na primeira fase, mais 25 portadores do vírus HIV foram vacinados para avaliação e acompanhamento.

Para alcançar este resultado os pesquisadores farão o estudo do genoma completo dos pacientes, a fim de estabelecer a relação direta entre a predisposição genética dos portadores do vírus HIV e a resposta à vacina terapêutica. A partir daí os pesquisadores deverão concluir as análises genéticas, para então fazer uma triagem dos pacientes que reagem melhor ao tratamento e, enfim, aprimorar a vacina.

“A gente vai colocar a palavra "fim", pelo menos na parte genética dos pacientes. Ou seja, estudando o genoma completo a gente vai saber o que o paciente tem, em nível de predisposição ou suscetibilidade, para ter uma resposta boa ou fraca à vacina”, explicou Sérgio Crovella.

Os pesquisadores informaram ainda que só depois desta fase da identificação dos fatores genéticos envolvidos no sucesso da vacina – que deve durar dois anos – é que começa a terceira fase, envolvendo um número maior de pacientes. Eles também esclareceram que a vacina terapêutica não é preventiva, e sim um tratamento, para aqueles que já contraíram o vírus HIV.

Outra boa notícia anunciada pelos cientistas da UFPE foi a liberação de R$ 4 milhões, que serão voltados para a construção do Núcleo de Excelência, devotado ao estudo de doenças genéticas complexas. Segundo eles, esse núcleo da UFPE deverá tratar pacientes do SUS com problemas genéticos.

Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.