quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Campanha contra a aftosa é adiada no Agreste e Sertão de Pernambuco


A campanha de vacinação contra a febre aftosa, que estava prevista para começar nesta quinta-feira (1º), foi adiada no Agreste e Sertão de Pernambuco, por conta da seca. Agora, uma avaliação será feita pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento em janeiro – a partir daí, haverá uma decisão sobre esse novo prazo. A vacinação nos municípios da Zona da Mata começa normalmente nesta quinta.

Pernambuco iria realizar, a partir do primeiro dia de dezembro, a segunda etapa da campanha contra a aftosa – a etapa inicial foi realizada em maio. De acordo com Fernando Góes, gerente de defesa e inspeção animal da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco  (Adagro), a situação em que a estiagem no interior nordestino deixou os rebanhos é o motivo do adiamento. “Devido ao estado nutricional dos animais, a aplicação do produto não promove uma defesa adequada nos animais. Por isso, está suspensa. Não surte o efeito necessário, com baixa proteção”, comentou.

A avaliação vai verificar se os estados que estão sob o efeito da seca melhoraram. No caso da Zona da Mata, que possui poucos municípios atingidos pela estiagem, a vacinação ocorre normalmente. Os criadores devem procurar as farmácias veterinárias, efetuar a vacinação e também procurar a Adagro.

Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.