quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Surubim homenageia Monsenhor Ferreira Lima


Se estivesse vivo, o Monsenhor Luiz Ferreira Lima, estaria completando nesta quinta-feira (15), dia da Proclamação da República, 100 anos.

O religioso nasceu no dia 15 de novembro de 1912, em Upatininga, Distrito de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Em comemoração pela passagem do aniversário de 100 anos, do Monsenhor Luiz Ferreira Lima, haverá uma celebração de uma missa para os pacientes do Hospital São Luiz. A celebração vai acontecer na capela da unidade de saúde, a partir das 8h.

Às 10h, acontece a Inauguração do Auditório do Hospital e em seguida a abertura da exposição sobre o Centenário do Monsenhor, com apresentações de documentário da vida e obras dele. Às 16h, celebração de uma missa solene, na Matriz de São José.

Monsehor Ferreira Lima - concluiu o Ensino Fundamental, e já ingressou no Seminário de Olinda, no dia 24 julho de 1938, onde foi ordenado padre pela imposição das mãos do Bispo Diocesano, Dom Ricardo Vilela.

A primeira Missa dele aconteceu na velha Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho.

Além de Surubim, Monsenhor Ferreira foi também pároco nas cidades de Vertentes, Orobó e Itambé. 

Em 16 de fevereiro de 1946, veio para a cidade de Surubim e foi a partir daí que o padre realizou muitas obras na cidade, entre elas, o Hospital São Luiz, que atende dezenas de pessoas diariamente, a Maternidade Nossa Senhora do Bom Despacho, além do Colégio Marista Pio XII, e a Igreja Matriz de São José.

Foi eleito por duas vezes como prefeito de Surubim, e também por duas vezes deputado estadual e federal, sendo agraciado com o prêmio Springer de economia.

No ano de 1978, exerceu as funções de Cura da Catedral de Brasília, tendo emprestado todo o dinamismo para a conclusão das obras da Catedral. 

Em 1979, foi condecorado pelo Papa João Paulo II, com o título honroso de “Prelado de Honra de Santidade”, esse atributo foi um testemunho de gratidão da Arquidiocese de Brasília, pelos trabalhos realizados na Catedral.

Monsenhor Luiz Ferreira Lima, faleceu em 20 de março de 1987.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.