quinta-feira, 8 de novembro de 2012

As consequências da Copa das Confederações em Pernambuco


A confirmação do Recife como sede da Copa das Confederações em 2013 trouxe uma série de questionamentos sobre o impacto e as consequências que o evento trará à capital pernambucana. 

Economia, turismo e mobilidade, por exemplo, são apenas alguns dos setores que se transformarão com as exigências contidas no caderno de encargos da Fifa para cada uma das sedes da competição internacional de seleções. Foi pensando em tirar essas dúvidas que o globoesporte.com conversou com o Secretário Extraordinário da Copa no Estado, Ricardo Leitão, e especialistas para apontar as principais mudanças e os desafios que a capital enfrentará com o aval para o grande evento do próximo ano.

A Arena Pernambuco, que chegou aos seus 70,6% de conclusão (dados de outubro), será o principal holofote da Copa das Confederações, mas existem outros aspectos tão importantes quanto o local de realização das partidas.

Todos eles foram analisados pelo secretário e por Rafael dos Santos, do instituto Ethos (ONG que analisa a Copa sob os aspectos de mobilidade e transparência das verbas gastas); Túlio Velho Barreto, vice-coordenador do Núcleo de Sociologia do Futebol da Universidade Federal de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco; e Luís Henrique Romani, economista.

De acordo com Ricardo Leitão, com a confirmação, a meta é de que o Recife cresça em todos os setores através dos investimentos necessários para a realização do evento na capital.

A grande vantagem da Copa das Confederações é que Pernambuco tem uma só arena que irá comportar dois torneios internacionais de futebol. Isso significa duas vezes mais turistas, mais investimento em todas as áreas privadas, mais ofertas de serviços, mais visibilidade nacional e internacional do Estado. Além disso, a população contará com as obras viárias um ano antes da previsão, isso tudo acontece em decorrência do projeto de antecipação para que garantíssemos Pernambuco no evento do próximo ano - analisou Leitão.

Com Informações do G1PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.