terça-feira, 20 de novembro de 2012

Inscrições do Vestibular 2013 da UFPE começam na terça-feira


Começa nesta terça-feira (20) o prazo de inscrição para o vestibular 2013 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que deverá ser feita exclusivamente pela internet até o dia 3 de dezembro. No site, o fera também pode baixar o manual do candidato. As provas da 2ª etapa da UFPE serão aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro do próximo ano. A 1ª etapa equivale à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos dias 3 e 4 deste mês. O resultado do processo seletivo será divulgado até o dia 28 de fevereiro.

Ao todo, são oferecidas 6.501 vagas, sendo 5.418 para livre concorrência e 1.083 (16,65%) para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até o dia 4 de dezembro. Os valores são de R$ 100 para qualquer curso e de R$ 110 apenas para os candidatos aos cursos de música. A solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita desta terça (20) até a próxima sexta-feira (23).

Ao todo, são ofertados 96 cursos no vestibular 2013, sendo 81 no campus Recife, seis no Centro Acadêmico de Vitória (CAV), na Zona da Mata, e nove no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, no Agreste do Estado.

Poderão optar pelo sistema de cotas, instituído pela Lei n. 12.711, os estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Do total de vagas reservadas para esses candidatos, 50% são para aqueles que comprovarem renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Os demais 50% para os candidatos que tenham renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio.

Em cada um dos grupos divididos de acordo com a renda, 62,4% das vagas foram selecionadas para pretos, pardos e indígenas, o que corresponde ao somatório do percentual de pessoas de cada contingente dos beneficiados em Pernambuco. O cálculo foi feito com base no Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os candidatos cotistas deverão comprovar todos os requisitos para o benefício no ato da inscrição. Eles devem entregar uma autodeclaração de pertinência ao grupo de pretos, pardos e indígenas, acompanhada dos documentos de comprovação de renda, conforme estabelece a Portaria Normativa nº 18 de 2012 do Ministério da Educação.

Os estudantes devem ler com atenção, no manual do candidato, as exigências, prazos e documentos comprobatórios relativos ao sistema de cotas.

A UFPE poderá realizar entrevistas ou visitas ao local de domicílio do candidato, bem como consultar informações socioeconômicas em cadastros públicos para a verificação das informações prestadas. O optante pelo sistema de cotas que não apresentar documentação comprobatória concorrerá às vagas submetidas à livre concorrência ou à cota na qual houve efetiva comprovação de enquadramento.

Vagas
Entre os cursos que oferecem o maior número de vagas estão Direito (Recife) – 250 vagas (sendo 212 para livre concorrência e 38 para cotas); Pedagogia (Recife) – 250 vagas (sendo 210 para livre concorrência e 40 para cotas); Ciências Contábeis (Recife) – 220 vagas (sendo 188 para livre concorrência e 32 para cotas); e Administração (Recife) – 200 vagas (sendo 168 para livre concorrência e 32 para cotas).

A UFPE ainda vai oferecer, para a primeira entrada de 2013, outras 55 vagas, em mais dois cursos, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. As oportunidades são para Oceanografia (Recife), com 25 vagas, e Estatística (Recife) – 30. Este último curso integra o sistema nacional pela primeira vez. O grupo Engenharias CTG (Recife) tem 395 vagas, já incluídas as oportunidades para Engenharia de Controle e Automação (20 vagas) e Engenharia Naval (10).

Do G1 PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.