segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Greve continua na Refinaria Abreu e Lima e na Petroquímica Suape


Os trabalhadores da refinaria Abreu e Lima (Rnest) e da petroquímica Suape (PQS), em greve desde o dia 31 de outubro, decidiram, em assembleia realizada na manhã de desta segunda-feira (19) manter a paralisação.

O movimento foi considerado ilegal pelo tribunal regional do trabalho (TRT) da 6ª região e o sindicato que representa a categoria, o Sintepav-PE, pode ter que pagar uma multa de R$ 5 mil reais por dia.

Os trabalhadores reivindicam o cumprimento de um dos pontos acertados no acordo coletivo da categoria, firmado em agosto, que previa equiparação salarial entre os operários de mesma função em empresas diferentes.

O levantamento técnico apontou discrepâncias de até 47% em algumas funções.

A reunião de desta segunda-feira foi marcada por um clima de tensão.

Mesmo sem tumultos, alguns operários chegaram a atear fogo no mato que há no local para chamar atenção, além de impedir a entrada dos ônibus que transportam outros funcionários no complexo.

Os trabalhadores definiram a agenda da semana. O presidente do Sintepav-PE, Aldo Amaral, viaja para Brasília nesta terça-feira (20), para negociações como o ministro do trabalho e emprego, Brizola Neto, que esteve no Recife na semana passada.

Os dois empreendimentos são os maiores em curso no complexo de Suape. Uma nova assembleia será realizada na próxima quinta-feira (22).

Com informações do NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.