A ansiedade que martelou a cabeça de todos os que trabalham em prol da Arena Pernambuco está perto do fim. Orçamento modificado, obras aceleradas, número de operários aumentado. Chegou a hora de saber se tudo o que foi feito para que o Recife figurasse entre as cidades-sede na Copa das Confederações de 2013 realmente vai se concretizar. O anúncio das sedes da competição será feito nesta quinta-feira (08), às 9h30 (no horário do Recife), em uma cerimônia no Museu do Futebol, no Estádio Pacaembu, em São Paulo.
A Fifa transmitirá tudo ao vivo, diretamente de seu site (www. fifa.com).
“Estamos confiantes. Todo o nosso esforço foi repassado para a Fifa através de laudos técnicos e eles também visitaram o canteiro de obras algumas vezes. Estamos cientes que todo o nosso esforço foi suficiente para estarmos lá”, disse o secretário extraordinário da Secretaria Especial da Copa (Secopa-PE), Ricardo Leitão. E, de fato, visitas foram rotineiras nesse período. Tanto do Comitê Organizador Local (COL), da CBF e até das (várias) comitivas da Fifa. Vale lembrar que a entidade máxima do futebol desenvolveu três tabelas diferentes: uma com quatro cidades-sede, outra com cinco e mais uma com seis.
Em recente visita às obras do Mineirão, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, deixou a dúvida no ar quanto à participação de todas as cidades-sede. Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro aparecem como as cidades certas na lista. O Castelão - da capital cearense -, e o Mineirão são os estádios mais avançados. Recife e Salvador carregam a sombra da dúvida.
A Arena Pernambuco teve suas obras alcançadas em 70,5% do total no mês de outubro. Espera-se que a marca de 80% seja atingida até o fim de novembro. Se isso será suficiente para agradar às expectativas da Fifa, só resta a torcida. “A nossa consciência está tranquila. Tenho certeza que vamos estar lá”, reforçou Leitão.
Outro aspecto que é levado em consideração pela Fifa são as obras viárias. Tudo o que vem sendo feito para melhorar o acesso até a Arena Pernambuco é ponto crucial nesta possível aprovação. E em alguns casos, o orçamento dessas obras supera o do próprio estádio. No caso do Recife, o investimento alcançou a marca dos R$ 700 milhões, montante voltado principalmente para a questão viária. Muitas obras fundamentais para o acesso à Arena foram antecipadas para terem seu término no fim de fevereiro de 2013.
Cerca de 4.500 operários trabalham noite e dia na Arena Pernambuco. O ritmo acelerado, por alguns minutos vai parar. No momento do anúncio, mais especificamente. Apesar do que pode acontecer após o anúncio, o dia para a partida inaugural da Arena continua sendo o mesmo: 14 de abril de 2013. Acelerar ainda é preciso.
Folha PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentáro a respeito.