quinta-feira, 28 de março de 2013

Paixão de Cristo acontece também em Bom Jardim


A pequena cidade do Agreste Pernambucano abriga uma das mais bonitas encenações da Paixão de Cristo do Estado. Em Bom Jardim, a tradicional peça começou sendo interpretada pelas irmãs do Colégio Sant’Ana ainda na primeira metade do século passado. Por ser uma escola, apenas para meninas, não havia homens no elenco. No início da década de 1990, eles puderam começar a participar e a comunidade foi se envolvendo cada vez mais com a encenação.

No ano 1992, por iniciativa de José Márlio Salviano, João Babosa e Lúcio Mário Cabral, o espetáculo foi levado à rua, passando a ser encenado ao ar livre. Desde então vem se destacando como uma forte iniciativa cultural que está mais que fixada na identidade cultural de Bom Jardim. 

O espetáculo da Paixão de Cristo de Bom Jardim envolve hoje cerca de trezentas pessoas, incluindo jovens, adolescentes e um grupo da terceira idade. 

Em Bom Jardim, a Paixão de Cristo acontece em praças, ruas e prédios históricos da cidade, e realiza um cortejo entre diferentes pontos do município. 

A encenação se inicia na Praça São Sebatião, segue para a Praça do Fórum, vai para a frente de um casarão antigo, depois para o cineteatro, o Fórum (onde acontece a cena de Pilatos). Em seguida para a Praça do Carmo (onde acontece a via crúcis) e se encera na Capela do Carmo.

Em 2012 e 2013, a Paixão de Cristo de Bom Jardim foi a mais bem colocada na sua categoria no edital Pernambuco de Todas as Paixões, da Fundarpe.

As apresentações acontecem nos dias 28,29 e 30 de março, sempre às 20h . O elenco é formado por 300 atores e figurantes e está em sua 21° edição.

Com informação Diario PE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.