terça-feira, 19 de março de 2013

Festa de São José, padroeiro de Surubim, termina nesta terça-feira



A festa do padroeiro de Surubim, São José termina nesta terça-feira (19). Por causa do dia do santo, hoje é feriado municipal. 


Pela manhã o bispo Dom Severino Batista de França presidiu a Concelebração Eucarística das 9h. 

Agora à tarde haverá a procissão com a imagem de São José pelas ruas da cidade. Em seguida o padre Josias Barbosa celebra uma Missa Campal.

Na programação artística do evento se apresenta no Pátio de Eventos da Rua João Batista, o cantor Diego Fernandes, da TV Século XXI. Na noite de ontem (18), as bandas Expresso Jovem Guarda e Limão com Mel reuniram um público estimado em 20 mil pessoas no local.

Origem

São José é reverenciado em Surubim há quase 150 anos. A devoção ao santo se confunde com o surgimento da cidade. Em 1864, o fazendeiro Lourenço Ramos da Costa construiu um oratório dedicado a São José, onde o padre português Antônio Alves da Silva celebrava as missas dominicais. 

No entorno do local foram erguidas as primeiras casas. Em 1870, o oratório foi substituído por uma capela. Em 6 de junho de 1881, a lei provincial nº 1565 criou a freguesia de São José de Surubim, instalada em 1885 e regida pelo padre José Francisco Borges.

O padre André Carlos confirma que o evento religioso é o mais antigo do município. “A paróquia tem 132 anos de existência mas antes da fundação, a festa já acontecia”, diz o sacerdote. 

São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica. Foi proclamado "protetor da Igreja Católica Romana", "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade à Maria, "padroeiro das famílias".


Vertentes

São José também é padroeiro de Vertentes, aqui no Agreste Setentrional.

Hoje pela manhã foi celebrada uma missa solene na igreja matriz que leva o nome do santo. No final desta tarde acontece a procissão com a imagem de São José pelas principais ruas da cidade e em seguida uma missa campal.

Na programação cultural, se apresentam no Pátio de Eventos os cantores Michael Bregsom, Renato Vilela e Banda, a dupla sertaneja Fábio e Nando e a banda Cheiro de Amor.

A Festa de São José em Vertentes acontece há 83 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.