quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Na prevenção contra o câncer de colo de útero, Ipojuca imuniza meninas contra o HPV


O câncer de colo de útero é o segundo tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o Brasil, foi registrado 18 mil casos ao ano no País.

Metade desse público vai a óbito. É como se duas mulheres fossem diagnosticadas por dia com a doença e uma morresse. Os dados podem ficar ainda mais assustadores: estima-se que até 2025 terá um aumento de 87% nas mortes devido à doença se comparadas ao ano de 2002.

Desde o mês passado, no entanto, o município de Ipojuca, no Recife, é o primeiro de Pernambuco a desenhar um caminho diferente para as mulheres ali residentes. A vacina contra o HPV - vírus do papiloma humano, principal causador deste câncer - começou a ser aplicada gratuitamente nas meninas entre 9 e 12 anos da rede municipal de ensino.

Mas de 500 mulheres já receberam uma das três dose da vacina são só uma fatia do contingente atingido pela campanha. 

De acordo com o secretário de Saúde da cidade, 12 mil pessoas serão indiretamente beneficiadas pela difusão de informações sobre causas e prevenção do HPV. 

Ipojuca, se mobiliza com mais de dez cidades brasileiras, como Itu e Sorocaba (SP) e Cristal (RS), que oferecem sem custos a vacina liberada pela Anvisa em 2007. Realidade que pode chegar a todo o País nos próximos meses - o Senado aprovou em setembro um projeto de lei que propõe a imunização pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente disponível apenas em clínicas particulares, chega a custar perto de R$ 1 mil.

Com informações Do NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.