quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Agricultores e pecuaristas de Bezerros, PE, sofrem com a seca


Com as barragens secas, o gado de Bezerros, município no Agreste de Pernambuco, está morrendo com a falta de água. Ao mesmo tempo, agricultores locais sofrem com a perda de toda a plantação. Quem caminha pela zona rural encontra facilmente os moradores que foram prejudicados pela falta de chuva. De acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a chuva deste ano foi bem menor do que o volume esperado.

“Tinha uns jerimuns, tudo bem pequenininho. E agora morreu tudo, tá tudo seco”, desabafou o agricultor Humberto Fernando Pereira. Na comunidade do Sítio dos Remédios, 17 mil pés de pimentão foram perdidos. Mesmo com o sistema de gotejamento, um método econômico de irrigação, não houve ações suficientes para suportar a estiagem de 2012.

Ainda na mesma comunidade, outro agricultor, Severino Antônio da Silva, acabou perdendo, além das plantações, muitos animais. Só em 2012, as 600 cabeças de gado que criava foram reduzidas para 17. Enquanto algumas morreram, outras tiveram que ser vendidas. “Os bichos sofrem e eu sofro também. Não tenho sossego, vou para um canto, vou para outro, levando eles, para ver se consigo salvar algum. Mas não tem jeito”, comentou o agricultor.

Com a estiagem, a barragem do Sítio dos Remédios secou completamente. De acordo com o IPA, de janeiro até outubro, chegou a aproximadamente 180 milímetros, um volume bem abaixo do esperado, se comparado ao de 2011. “Uma diferença de 650 milímetros. Neste ano, em 90% dos municípios de Bezerros não houve plantio. Quem plantou, perdeu, por estiagem, por falta de chuva”, explicou Priscila Veras, técnica agrícola do IPA.

Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.