quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Eleição deixa 1,7 mil instituições de ensino sem aulas na Paraíba



A partir desta quarta-feira (3), 1.735 instituições públicas e privadas de ensino na Paraíba ficarão sem aulas por conta das eleições. Os prédios, que funcionam como escolas, faculdades, centros de formação tecnológica e creches, serão cedidos às equipes do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para a instalação das urnas de votação, que vai começar na próxima sexta-feira (5). Em João Pessoa serão usados 194 imóveis e, deste total, 70 são de propriedade do governo municipal.

Além das instituições de ensino, prédios de associações e de entidades sociais também serão requisitados pela Justiça Federal. As eleições 2012 acontecem no próximo domingo (7) e deverão mobilizar 46.865 servidores de órgão federal na Paraíba.

A previsão é que 2.865.819 eleitores paraibanos compareçam às urnas no próximo dia 7. Deste total, 480.237 são moradores de João Pessoa e outros 280.207 são de Campina Grande. As duas cidades são as possuidoras dos maiores colégios eleitorais da Paraíba. Outros 2.105.375 votantes estão distribuídos nos demais 221 municípios.

Para garantir a realização do pleito, 45.447 pessoas foram convocadas de forma extraordinária para auxiliar nos serviços e que trabalharão na condição de mesários. Além deles, outros 436 servidores técnico-administrativos do TRE-PB serão mobilizados nos trabalhos.

O combate aos crimes eleitorais também será intensificado com a presença de 234 magistrados e membros do Ministério Público Eleitoral, que farão plantão no domingo. Mais de 700 veículos, entre motos e carros, serão usados pelas equipes do TRE-PB para a instalação e desmontagem das urnas eletrônicas.

Segundo o técnico judiciário da Seção de Orientação e Apoio às Zonas Eleitorais (Soaze) do TRE-PB, Anderson Kleiner, os trabalhos de instalação das urnas já começarão na sexta-feira. “Seguindo um cronograma, as equipes do TRE serão deslocadas para os locais de votação para fazer a arrumação das salas e instalação das urnas, que já serão deixadas nos colégios ainda na sexta-feira”, disse.

Após a montagem das urnas, os locais de votação serão vigiados por policiais militares, apesar da segurança do pleito eleitoral ser de competência da Polícia Federal. O técnico judiciário explicou que o efetivo militar foi solicitado por conta da quantidade reduzida de agentes federais na Paraíba. “Temos cerca de 1.700 locais de votação, mas a Polícia Federal não teria condições, sozinha, de manter agentes de prontidão nesses locais, da sexta-feira até domingo, a fim de protegerem as urnas”, afirmou Anderson.

A desmontagem e retirada das urnas ocorrerá ainda na noite do domingo, após o fim do pleito. As máquinas serão levadas para depósitos da Justiça Eleitoral e os prédios serão entregues aos proprietários. “Nas escolas, as aulas já poderão ser retomadas na segunda-feira”, disse Anderson Kleiner.

Do G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.