segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Projeto quer popularizar o Dia Internacional do Idoso


O dia 1º de outubro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional do Idoso. E às vésperas da data comemorativa para lembrar os avanços em relação à qualidade de vida dessas pessoas e das condições que elas precisam para viver bem, muitas delas dão exemplo de que envelhecer é uma virtude da vida e comprovam que a estimativa da OMS pode se concretizar num futuro muito mais próximo.

Existem ainda aqueles que pensam na velhice como uma fase de recolhimento e privações. Um tempo para sossegar. Mas, em tempos modernos, para muitos idosos, o aumento da qualidade e expectativa de vida e das mudanças de comportamento a velhice passou a ser sinônimo de vida ativa.

Idosos

Na década de 1980, a população mundial de idosos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), era representada por 378 milhões de pessoas acima de 60 anos. Em 2011, essa população subiu para 759 milhões. A ONU estima que em 2050 serão 2 bilhões de idosos em todo o mundo.

Expectativa

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no País, atualmente, ultrapassa os 73 anos. Atualmente, 64% dos idosos vivem em regiões menos desenvolvidas.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.