segunda-feira, 2 de maio de 2011

Talibãs paquistaneses prometem vingar a morte de Bin Laden


Os talibãs paquistaneses, aliados da Al-Qaeda, prometeram nesta segunda-feira vingar a morte de Osama Bin Laden, que morreu em uma operação americana, e prometeram atacar objetivos americanos e do governo paquistanês.

"Não podemos confirmar o martírio de Osama Bin Laden, quando nossas próprias fontes confirmarem estaremos em condições de afirmar outra coisa", disse o porta-voz do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), Ehsanullah Ehsan, em uma entrevista por telefone à AFP.

"Se conheceu o martírio, vingaremos sua morte e lançaremos ataques contra os governos americano e paquistanês, assim como contra as forças de segurança, inimigos do islã", disse Ehsan.

O TTP prometeu lealdade à Al-Qaeda em 2007 e no mesmo ano declarou a jihad (guerra santa) no Paquistão, cujo governo foi acusado de apoiar os Estados Unidos na luta contra o terrorismo.

Autoridades do Paquistão anunciaram nesta segunda-feira que as forças americanas executaram diretamente a operação que matou no território do país o líder terrorista Osama Bin Laden, "em acordo com a política dos Estados Unidos" de luta contra o terrorismo.

Em um comunicado, o ministério paquistanês das Relações Exteriores reconhece que a morte do líder da Al-Qaeda representa um "grande revés infligido às organizações terroristas do mundo" e "ilustra a determinação da comunidade internacional, e do Paquistão, de combater e eliminar o terrorismo".

Ao mesmo tempo, uma fonte do governo americano informou à AFP que as autoridades paquistanesas não haviam sido advertidas antes do início da operação por um comando transportado por helicóptero das forças especiais americanas que matou Bin Laden em uma casa muito protegida em Abbottabad, 50 km ao noroeste de Islamabad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.