terça-feira, 31 de maio de 2011

Pãozinho vai ficar mais caro


O consumidor deve preparar o bolso, pois o preço do pãozinho, biscoitos e massas vão aumentar até julho. Os panificadores ainda não dizem o percentual e nem quando vão aumentar seus preços, mas o fato é que a farinha de trigo, insumo básico das massas, vai ter um reajuste entre 15% a 20% até julho, de acordo com a Associação Norte Nordeste da Indústria do Trigo, que reúne os moinhos atuantes nas duas regiões.

O trigo subiu 22%, mas ele não é o único componente da farinha. Tivemos aumento no custo da mão de obra (6,5% a 7%) e também no custo da sacaria (o plástico aumentou até 20% por causa do petróleo). Por isso, nesses próximos dois meses haverá o repasse e ele dependerá de cada empresa, pois não existe preço único.

Os panificadores, por sua vez, estão em compasso de espera para também repassar os custos. Segundo o presidente da Associação dos Industriais da Panificação, João Francisco de Souza, o setor definirá o reajuste no preço das massas logo que se configure o novo preço da farinha.

Ele disse que o último aumento do pãozinho aconteceu em agosto do ano passado num percentual de 8%. No Brasil, a safra de trigo prevista para este ano é de 4,8 milhões de toneladas, volume 18,6% inferior às 5,9 milhões de toneladas produzidas em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.