segunda-feira, 2 de maio de 2011

Caixa-preta do voo 447 aparenta estado que permitirá recuperação de dados


O diretor do Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), Jean-Paulo Troadec, informou que a caixa-preta do Airbus A330 que fazia o voo 447 da Air France, resgatada neste domingo (1), está em aparente bom estado. Segundo ele, os investigadores do BEA estão otimistas quanto à possibilidade de extrair e analisar as informações registradas no equipamento.

A unidade de memória dessa caixa-preta, chamada Flight Data Recorder (gravador de dados do voo ou FDR, na sigla em inglês), contém os parâmetros técnicos do voo, como a altitude, a velocidade e a trajetória do avião. Suas informações são consideradas essenciais para a investigação do acidente que matou 228 pessoas em maio de 2009.

O trabalho de buscas segue agora com o principal objetivo de localizar a outra caixa-preta do avião, chamada Cockpit Voice Recorder, equipamento que grava as conversas dos pilotos na cabine.

Em comunicado, o diretor-geral da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, afirmou que a quinta e atual fase de buscas, iniciada na última terça-feira (26), pode revelar novos detalhes sobre o acidente. O executivo disse esperar que o BEA possa trazer respostas às perguntas feitas há quase dois anos pelas famílias das vítimas, pela companhia e pela comunidade aérea mundial quanto aos fatos que conduziram ao trágico acidente.

As operações estão sendo realizadas a 3,9 mil metros de profundidade, a cerca de 1,1 mil metros de distância da costa brasileira e são acompanhadas por um representante brasileiro. A caixa-preta com os dados do voo (e, se for localizada, também a que contém as conversas dos pilotos) serão levadas à França por uma fragata da marinha francesa. O equipamento será analisado na sede do BEA, nos arredores de Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.