terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Seca faz pecuaristas de PE buscarem alimento para o gado em Alagoas


A seca que assola o estado de Pernambuco está fazendo com que os pecuaristas do estado visitem o Sertão do estado vizinho, Alagoas, para conseguir alimentar o gado. 

O dia que amanhece cheio de caminhões em busca de comida para os animais é novidade para os fazendeiros alagoanos.

A palma, cacto nutritivo e principal alimento para o gado em período de seca, nunca teve tanto valor. Os agricultores e pecuaristas pernambucanos viajam mais de 200 quilômetros todos os dias em busca da planta. A produção deste cacto, tão resistente à seca, foi praticamente toda dizimada, em Pernambuco, por uma praga conhecida como Cochonila do Carmim.

A perspectiva para 2013, realmente não é nada animadora. De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco, Saulo Malta, em 2013 vai faltar palma em Pernambuco e em Alagoas. "E o rebanho, que será de nós? Uma redução de 50% do rebanho produtor de leite", prevê.
Dona Eurides vem de Itaíba, agreste pernambucano, e traz consigo o marido e o filho para colher a palma e sustentar as 24 cabeças de gado no sítio. "A gente tem que fazer de tudo pra os bichinhos não morrerem", diz.

O trabalho para colher a palma é diário, pesado e a volta para casa é ainda mais lenta do que a vinda. O Sr. Robério leva quatro horas para chegar em casa. "Amanhã tem de novo. Todos os dias".

Com informações G1PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.