quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Familiares de Niemeyer celebram missa antes de corpo ir para Brasília


Amigos e familiares de Oscar Niemeyer realizam uma missa em homenagem ao arquiteto na manhã desta quinta-feira (6) no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Niemeyer morreu nesta quarta (5), aos 104 anos, por volta das 21h55, em decorrência de infecção respiratória. Ele estava internado no Samaritano havia pouco mais de um mês. 

Niemeyer completaria 105 anos no próximo dias 15. Após a morte, o corpo foi levado para ser embalsamado na Santa Casa de Misericórdia de Inhaúma, no subúrbio, de onde saiu por volta de 7h desta quinta, de volta ao hospital.

Ainda nesta quinta, segundo o prefeito Eduardo Paes, o corpo retorna ao Rio, à noite, onde ficará no Palácio da Cidade. O enterro está marcado para sexta-feira (7), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio. 

A neta do arquiteto Ana Lucia Niemeyer afirmou que, após a cerimônia, o corpo será levado para o Aeroporto Santos Dumont, no Centro, para embarcar em um voo fretado rumo a Brasília, onde será velado no Palácio do Planalto.

A missa é celebrada pelo padre Omar Raposo, que chegou por volta de 8h30 ao hospital.

Segundo a assessoria da imprensa do Samaritano, o corpo está previsto para ser levado para o aeroporto entre 10h e 11h.

A neta afirmou que o arquiteto deixa uma representação física e ideológica, que a Fundação Niemeyer vai tentar manter.

"Mais que a arquitetura, é o trabalho que ele fez pela democracia, o trabalho social. Acho isso tão importante quanto a obra", diz a neta, ressaltando que até o fim o avô pensava no trabalho. "Era tudo para ele."
Para o também arquiteto Paulo Niemeyer, o bisavô deixa uma enorme lacuna, tanto na vida pessoal, quanto na profissional.

"Tudo que sei devo a ele. Meu avô ajudou a projetar o Brasil. Costumava dizer que para militares ele era mais importante que o Pelé", disse o bisneto, que pretender dar continuidade aos projetos que vinha desenvolvendo ao lado do bisavô.

Com informações G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.