quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Consumidor do Grande Recife deve gastar R$ 705 com compras de Natal


Mais de 82% dos consumidores do Grande Recife vão às compras neste fim de ano. O número é 2% menor que o registrado em 2011. Por outro lado, eles pretendem gastar R$ 705, aumentando em 16,7% o gasto médio em relação ao mesmo período do ano passado. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (4) pela Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE), que realizou a pesquisa em convênio com o Sebrae-PE.

O maior percentual de consumo é coerente com a expectativa dos comerciantes, que esperam um acréscimo de mais de 15% nas vendas. Cerca de três em cada quatro entrevistados esperam para o fim deste ano vendas maiores que as do ano passado, contra pouco mais de 12% que admitem queda. A sondagem ouviu 625 consumidores e 596 empresários/gerentes.

As compras deverão estar centradas em vestuário e calçados/acessórios, mas eletroeletrônicos, móveis/decorações e informática/celular também têm presença marcante nas intenções de compra de todas as faixas de renda. Na classe de menor renda, a preferência é por utilidades domésticas.

As compras deverão ser pagas à vista ou com cartão, já que as demais formas de pagamento perdem cada vez mais espaço em todas as faixas de renda. Nas classes de menor renda, o dinheiro é a principal forma de pagamento, estando presente em cerca de duas de cada três transações. Já as vendas com cartão crescem à medida que a renda aumenta.

Do G1 PE




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.