terça-feira, 2 de abril de 2013

Saúde promove mobilização nacional pelo teste de sífilis


A Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem de Sífilis (doença sexualmente transmissível) começou na segunda-feira (1º) e vai até o próximo domingo (7) em todo o país.

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Segundo boletim epidemiológico divulgado pelo ministério, em 2011 foram registrados 14 mil casos de sífilis.

Por meio do Fique Sabendo (mobilização de incentivo ao teste de aids), a população terá acesso ao teste rápido de sífilis durante toda a semana. Nos casos positivos, as pessoas terão de exames complementares em laboratórios. Até agora, dos 26 estados, 20 solicitaram ao Ministério da Saúde 128.740 testes rápidos para sífilis.

Em 2011 e 2012, foram capacitados 1.031 profissionais em todo o Brasil para atuar no atendimento às pessoas nos testes rápidos do exame de sífilis. Eles estão capacitando nos estados mais profissionais de saúde para ajudar na aplicação dos testes.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2011 foram distribuídos a estados e municípios, 31.500 testes para o diagnóstico da doença. Em 2012, o número cresceu 35 vezes, foi para 1,1 milhão de exames.

Os testes podem ser feitos nas unidades básicas de Saúde, nos centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou nos ambulatórios de suas cidades, além de postos montados em locais de grande movimentação de pessoas como praças e feiras.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.