quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Paraíba inaugura primeiro campus universitário em presídio no país

Pela primeira vez no país, presidiários terão acesso a educação de nível superior dentro de uma unidade prisional através do campus universitário avançado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O campus foi inaugurado nesta terça-feira (20) no presídio do 'Serrotão', em Campina Grande, segundo o secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgulino.

A instituição vai oferecer também aulas de ensino fundamental, médio e educação técnica e profissionalizante. Inicialmente, será oferecido um curso de Gestão Penitenciária e Direitos Humanos voltado para agentes penitenciários.

Segundo o governador Ricardo Coutinho, o projeto inovador pretende ampliar a discussão em torno da reeducação e ressocialização nas unidades prisionais do país. O campus universitário já começa a funcionar após um levantamento que identificou a necessidade de qualificar os presos para a possibilidade de ingressar no ensino superior.

A proposta da UEPB é formar cursos preparatórios para exame supletivo. Apenas para o ano de 2014 está previsto iniciar a primeira turma de presos em um curso universitário dentro do presídio. De acordo com a instituição, pelo menos 13 detentos com ensino médio completo já estão sendo pré-selecionados para formar a primeira turma de nível superior. O presídio conta atualmente com mais de 800 apenados encarcerados em 500 vagas, segundo o Governo da Paraíba.


Com informações G1PB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.