Dr. Zé Nivaldo (à esq.) ao lado do filho José Nivaldo Jr. |
Dr. Zé Nivaldo, como era conhecido, tinha 89 anos e morreu de infarto. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital São Luiz, mas já deu entrada sem vida na unidade de saúde.
O velório está acontecendo na casa dele na rua João Batista no centro da cidade.
O sepultamento será realizado hoje às 15h no cemitério de Surubim.
Nascido em Limoeiro, Dr José Nivaldo formou-se em medicina em 1949 e veio trabalhar em Surubim pouco tempo depois da formatura.
Foi por muitos anos diretor do Hospital São Luiz. Na década de 50, durante períodos de seca, realizou pesquisas de medicina social para combate à fome.
Como escritor escreveu dez livros. Era membro da Academia Pernambucana de Medicina, da Academia e Letras e Artes do Nordeste e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, da União Brasileira de Escritores, da Associação de Imprensa de Pernambuco e da Associação de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos (Portugal).
Em 1977, recebeu o título de cidadão de Surubim.
Em 1998 foi eleito para a academia pernambucana de letras quando passou a ocupar a cadeira n.º 34. O centro cultural da cidade localizado ao lado do Fórum de Justiça recebe o nome dele.
Teve atuação destacada também na pecuária. Foi presidente da sociedade dos criadores de Surubim.
Recebeu vários prêmios em exposições do país como um dos mais importantes criadores de gado da raça Indubrasil.
Era casado com a médica Neíse Gondim de Sousa, que faleceu em julho do ano passado, com quem teve sete filhos. Dr Zé Nivaldo deixa 14 netos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentáro a respeito.