segunda-feira, 19 de agosto de 2013

FEBRABAN traz educação financeira para Surubim


A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), irá realizar em Surubim, uma ação inédita de educação financeira para o aposentado.

A partir desta segunda- feira (19), será possível ouvir na Rádio Integração FM, programetes que irão explicar situação cotidianas relacionadas ao uso dinheiro. O objetivo da entidade é orientar o cidadão a usar o dinheiro de forma consciente e a conhecer melhor o crédito consignado.

Serão veiculados 6 programetes de rádio intercalados em dois horários, das 8h às 9h e das 12h às 13h, de segunda a sábado, nos respectivos programas Integração Cidade e Plantão de Notícias. A população local também receberá um brinde da campanha, que será distribuído por equipes da FEBRABAN que estarão nas ruas da cidade. O projeto tem duração de 6 semanas e servirá de base para um projeto nacional, com o mesmo tema, para levar educação financeira aos aposentados de todo o País.

“Atualmente mais de 60% dos brasileiros possui conta em banco e muitos ainda estão aprendendo a utilizar os produtos financeiros, como o cheque especial, o cartão de crédito, o crédito consignado, entre outros. É importante mostrar quais são esses produtos e como eles podem ser usados no dia a dia sem prejudicar o orçamento da família”, avalia Rafael Tobar, gerente de relacionamento do Instituto FEBRABAN de Educação.

Desde 2010, a entidade tem realizado um trabalho de educação financeira por meio do site www.meubolsoemdia.com.br, que já recebeu mais de 13 milhões de acessos e oferece informações sobre os produtos financeiros, além de ensinar o brasileiro formas de economizar e de planejar o futuro, com a chegada da aposentadoria.

10 dicas simples para ajudar as pessoas a ter uma vida financeira mais saudável:

1. Controle o orçamento;

2. Acompanhe diariamente ou semanalmente os gastos;

3. Ao contratar um crédito procure o mais adequado para sua situação;

4. Não use o cheque especial e o cartão de crédito como extensão do salário;

5. Evite pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito (rotativo);

6. Reduza os gastos supérfluos;

7. Tenha sempre um projeto de vida que acompanhe uma meta financeira;

8. Tenha uma poupança de emergência (de 3 a 12 salários);

9. Faça um planejamento financeiro pensando na aposentadoria;

10. Equilibre as despesas e esteja sempre com o saldo positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.