quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SDS anuncia reforço na segurança no carnaval de Pernambuco


A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco anunciou, na tarde desta quarta-feira (30), o reforço na segurança do estado no carnaval 2013. Em coletiva realizada na sede da SDS, no bairro de Santo Amaro, Zona Norte do Recife, as polícias Civil, Militar, Científica, o Corpo de Bombeiros e também o poder judiciário anunciaram os números da Operação Carnaval, que vai atuar durante a festa na Região Metropolitana do Recife e no interior de Pernambuco.

O investimento total da operação este ano é de R$ 5.542 milhões, com o lançamento de 32.160 policiais militares, 5.471 civis, 698 da polícia científica e 4.922 bombeiros. 

A SDS afirmou que o número de lançamentos deste ano é 17% maior em comparação com a operação do carnaval de 2012, que teve 7.422 lançamentos a menos. 

De acordo com a SDS, lançamentos são, simplificando, quantas vezes o policial vai para rua. Como os policiais trabalham com diárias, eles podem vender folga e trabalhar em dois ou três serviços.

Em relação a viaturas policiais, houve um aumento de 6,98% no incremento desses veículos – 2.263 viaturas das polícias Civil, Militar, bombeiros e Polícia Científica – nas ruas durante o período carnavalesco em comparação ao ano passado.

O monitoramento através de câmeras de segurança foi outro ponto reforçado pela Operação Carnaval: 395 câmeras monitorando a folia, com destaque para cinco viaturas com o equipamento integrado para o acompanhamento dos desfiles maiores, como o Galo da Madrugada.

A cidade de Olinda também contará com reforço com o lançamento de 698 PMs por dia durante o carnaval, espalhados pelo Sítio Histórico, nos bairros do Varadouro, Carmo, Ribeira, Prefeitura e Amparo. Somente no sábado, dia 2 de fevereiro, a PM irá lançar 928 agentes por causa do desfile do bloco Homem da Meia Noite. As demais cidades da Região Metropolitana do Recife contarão com 1.560 lançamentos de policiais militares por dia, enquanto os municípios do interior de Pernambuco terão 823 viaturas policiais e 4.683 lançamentos de PMs ao dia.

A Polícia Civil divulgou que o Galo da Madrugada contará com cinco delegacias móveis – Delegacia do Turista, de Repressão ao Furto de Veículos, Delegacia de Capturas, do Consumidor, Delegacia do Idoso e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) – além de duas delegacias do Folião. E o Juizado do Folião funcionará, das 13h às 21h, durante o carnaval no Fórum Thomaz de Aquino na Estação Central de Metrô do Recife.

A polícia científica de Pernambuco também vai atuar no Galo com 105 profissionais, entre eles peritos criminais, papiloscopistas, médicos legistas e auxiliares de plantão, e 26 viaturas.

Com informações G1PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.