quinta-feira, 15 de março de 2012

Menor sapo do Brasil é encontrado pela 1ª vez no Espírito Santo


O seu tamanho varia entre 7 e 10 milímetros de comprimento. É menor do que uma unha e pode passar despercebido entre as folhas mortas caídas no chão de uma mata. Além disso, só entra em atividade durante a noite. Ou seja, não é nada fácil encontrar a menor espécie de sapo do Brasil, e segunda do Hemisfério Sul. Esse desafio foi vencido por uma equipe de pesquisadores que encontrou o pequeno sapo pela primeira vez no sul do Espírito Santo, na região conhecida como Serra das Torres, em Atílio Vivacqua.

A descoberta foi registrada pela pesquisadora do programa de doutorado em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Jane de Oliveira. O animal raro, já visto na Mata Atlântica carioca, fará parte de uma publicação científica em abril. Este foi o primeiro registro do animal fora do estado carioca. A partir de agora, os pesquisadores acreditam que é possível que a espécie exista também em outras localidades.

O nome científico dessa espécie de anfíbio é Brachycephalus didactylus. O animal também é conhecido como sapo pulga. Ele sobrevive confortavelmente com a umidade das folhas. E diferentemente de outros anfíbios, ele não vive em ambientes com água, basta a umidade existente entre as folhagens.

Fonte: NE10/Foto: Renata Pagotto

Um comentário:

  1. Que lindinho, espero que com esse artigo nao estamos criando uma curiosidade exagerada e todos vao em busca de um. Vamos preservar a natureza. Ela e parte do nosso futuro.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentáro a respeito.