sexta-feira, 23 de março de 2012

IPI menor para produtos da linha branca pode ser prorrogado


A equipe econômica estuda prorrogar por mais três meses a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para artigos da chamada linha branca (geladeiras, tanquinhos, máquinas de lavar e fogões).

O benefício, que foi anunciado em dezembro, cortou, por exemplo, o IPI da geladeira de 15% para 5% e o do fogão de 4% para zero. Ele pode terminar no próximo dia 31. A avaliação é que a medida ajudou a aumentar o emprego e a incentivar o consumo.
Os técnicos também estudam reduzir o IPI para outros bens de consumo e de capital, bem como o PIS/Cofins para mais alimentos.
Ainda para estimular o consumo, o governo poderá fazer nova redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o crédito, hoje com alíquota de 2,5%. Ele pode recuar a 2% ou mesmo 1,5%.

A fim de alcançar a meta da presidente Dilma Rousseff de crescer 4,5% este ano, o governo decidiu na última quarta-feira ampliar em R$ 2 bilhões o dinheiro do BNDES para financiamento de médias, pequenas e microempresas que fazem parte do Programa de Sustentação do Investimento (PSI).

A decisão, tomada em reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional (CMN), não terá injeção de dinheiro novo. Foi um remanejamento de recursos para financiar ônibus e caminhões.

O setor varejista vem reivindicando a prorrogação do IPI menor para eletrodomésticos da linha branca entre seis e nove meses e reivindica que sejam incluídos no pacote móveis e material de construção. Sem a manutenção da redução, há a expectativa de queda das vendas.

Fonte: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.