Muitos motoristas que estão com a habilitação suspensa por alcoolemia em Pernambuco têm encontrando uma forma de burlar a principal punição para quem é pego nas blitzes da Lei Seca.
Antes de serem comunicados da obrigatoriedade de entregar a carteira nacional de habilitação (CNH) ao Detran-PE, como acontece no fim do processo administrativo, os condutores "malandros" estão solicitando uma segunda via do documento ao órgão.
Depois de obtê-la, alguns devolvem a segunda via e ficam com a original andando pelas ruas tranquilamente ou fazem o contrário. Como a maioria das blitzes de trânsito não realiza consulta da habilitação no momento da abordagem, os condutores que estão com a CNH suspensa continuam sem punição.
Dessa forma, além da liberdade, ainda evitam um castigo mais sério, que é a cassação da permissão para dirigir, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para aqueles condutores que insistem em conduzir veículos depois de ter a CNH suspensa.
A fraude, inclusive, estaria sendo praticada também por condutores que tiveram a habilitação suspensa por outras razões, como a somatória de 20 pontos e as infrações que resultam na suspensão imediata.
Do JConline
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentáro a respeito.