Nesta sexta-feira (31) é a última oportunidade de ver o fenômeno da Lua Azul que só retorna em 31 de julho de 2015.
Apesar do nome, a palavra não se refere à cor, mas à raridade do fenômeno, a segunda Lua cheia já apareceu duas vezes no mesmo mês de agosto, a primeira no dia 2 e hoje dia 31.
A expressão em inglês “once in a Blue Moon” significa exatamente isso: raro. A Lua cheia é separada por 29 dias, e como a maioria dos meses tem 30 ou 31 dias, é possível que essas duas fases do satélite se encontrem no mesmo mês.
Isso ocorre a cada dois anos e meio, em média. A última vez que a Lua Azul apareceu foi em 31 de dezembro de 2009. Porém a data não influencia na cor da Lua. Houve uma época em que ela realmente ficou azul, em todas as fases.
Segundo a Nasa, a agência espacial americana, em 1883, o vulcão indonésio Krakatoa entrou em erupção e encheu o céu de cinzas. As nuvens aremessadas tinham partículas de aproximadamente 1 micron (a milionésima parte de um metro) de largura, que espalhava luz vermelha e deixavam as outras passar.
Os raios de luz branca da Lua se tornavam azuis ou até mesmo verdes depois de sair pelas nuvens cinza, e a Lua de cor azul persistiu assim por muitos anos depois da atividade vulcânica. Isso também aconteceu em 1980, após a erupção do americano Monte Santa Helena; em 1983, com o mexicano El Chichon; e em 1991 com o filipino Monte Pinatubo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentáro a respeito.