segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Detran-PE inicia hoje vistoria dos transportes escolares


Começa, nesta segunda-feira, a vistoria semestral dos transportes escolares, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). No Recife, a inspeção será realizada na Unidade de Controle de Táxi e Coletivos (DUAT, na Iputinga), das 14h às 16h. Já os veículos do interior serão vistoriados nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) das 8 às 13h.

O procedimento é gratuito e deve ser feito até dois de fevereiro. De acordo com o Detran-PE, para ser aprovado na inspeção, o veículo deve estar registrado na condição de passageiro, apresentar uma faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura em toda a extensão das partes laterais e traseira do veículo, com o nome ESCOLAR em preto, sendo que, em caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas.

É preciso também que o equipamento registrador instantâneo de velocidade (Tacógrafo), o transporte escolar deve possuir todos os requisitos e equipamentos obrigatórios, estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a exemplo dos cintos de segurança em número igual ao de passageiros e lanterna de luz branca, fosca ou amarela disposta nas extremidades da parte superior. Apenas motoristas habilitados na categoria "D" e com idade acima de 21 anos podem dirigir esse tipo de transporte.

A licença também só é concedida a condutores que tenham sido aprovados em um curso especializado e que não tenham cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ainda que não sejam reincidentes em infrações médias durante os doze últimos meses.

Para realizar a vistoria os proprietários devem se dirigir aos locais autorizados, munidos de original e cópias do Certificado de Registro de Veículo (CRV), Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) quitado, CNH (categoria D), identidade, CPF, e certificado de aprovação no curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar ou a referida atualização, se não constar no registro da Habilitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.