quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Corpo de Arlindo dos 8 Baixos será velado na Câmara do Recife

Familiares, amigos e admiradores prestam as últimas homenagens ao músico Arlindo dos 8 Baixos, que morreu nesta quarta-feira (23), aos 71 anos, no Recife. O velório do artista ocorre na capela do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, área central da cidade, onde ele faleceu após se submeter ao processo de hemodiálise. Ele sofria de diabetes, insuficiência renal e coronariopatia diabética (doença que atinge as artérias do coração). 

Segundo o médico Carlos Lacerda, amigo pessoal do sanfoneiro, nos últimos dias o coração dele só funcionava com 35% da capacidade. 

Nesta quinta-feira (24), a partir das 11h, o corpo será velado na Câmara dos Vereadores do Recife, no Centro. Às 16h, seguirá em cortejo para enterro no Cemitério de Santo Amaro, na mesma região.

História

Arlindo Ramos Pereira nasceu em 16 de abril de 1942, no povoado de Santo Amaro, município de Sirinhaém, na Mata Sul de Pernambuco. Quando criança, trabalhava em um engenho de cana-de-açúcar da
região, mas já arriscava os primeiros acordes na sanfona. O primeiro contato com a de oito baixos foi aos 10 anos, através do instrumento que pertencia ao pai. De início, Arlindo não era autorizado a tocar na sanfona, contudo, tomou tanto gosto pela música que acabou ganhando uma de presente.

O músico, então, começou a tocar em pequenas festas até que, aos 23 anos, já morando no bairro do Fundão, no Recife, passou a ter mais contato com outros artistas e radialistas. Foi quando surgiu o convite para entrar na banda Coruja e seus Tangarás, grupo que o fez viajar pelo Brasil e o deu a oportunidade de abrir uma apresentação de Luiz Gonzaga.

A amizade só cresceu desde então e Arlindo tocou com Luiz Gonzaga por 22 anos. Foi Gonzaga, inclusive, quem o incentivou a tocar o fole de oito baixos. Em mais de 50 anos de carreira, Arlindo gravou mais de 200 músicas, a maioria instrumental.

Com informações G1PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.