terça-feira, 12 de julho de 2011

SURUBIM E REGIÃO SOFREM COM A FALTA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA

A qualidade dos recursos humanos utilizados pela empresa é, indiscutivelmente, uma das principais causas de sucesso ou fracasso.
As empresas, atualmente, precisam de funcionários que sejam proativos, isto é, resolvam os problemas e não precisem ser “empurrados” para produzir, além de contribuir para os resultados do negócio.
Na cidade de Surubim no agreste setentrional de Pernambuco a falta de mão de obra qualificada afeta diversas áreas, desde o comercio varejista, a empresas de confecção e prestadores de serviço.
Vendedores, gerentes, supervisores, técnicos em informática, designe, pintores, pedreiros e outras áreas sofrem com a falta de profissionais aptos e comprometido com os setores.
As associações da cidade, bem como a escola Técnica Estadual oferecem cursos de qualificação gratuitos em diversas áreas, escola particular como a Microlins oferece também cursos profissionalizantes, porém o perfil dos candidatos não está condizendo com o pedido no mercado.
Um conselho que se pode dar a quem está à procura de emprego ,é procurar um teste vocacional e ter certeza de que área deverá atuar. De nada adianta fazer cursos e cursos sem se identificar e ter a certeza de que é o que realmente deseja.

O pastor Melqui gerente administrativo da Berna Baby Confecções diz “ A mentalidade das pessoas que procuram emprego no mercado de trabalho deve mudar. As pessoas querem qualquer área para trabalhar e não se encaixam bem na função, estão ocupando o cargo com o único objetivo d éter um salário e pagar as contas mais na verdade não gostam do que estão fazendo, e isso os tornam reativos. É importante que tenham metas pessoas e foquem no que realmente tem aptidão para fazer.”
Para o empresário Ivonaldo do Supermercado Bom Preço a principal dificuldade é saber em que setor o candidato a vaga se encaixa “ Temos vários setores e as pessoas chegam aqui deixam currículo para trabalhar mais não entendem nada de Supermercado. Temos que treinar e ainda descobrir em que departamento da empresa aquela pessoa se enquadra melhor. Temos dificuldade na área de balcão, do frigorífico, de reabastecimento entre outras. Outro fator importante, não esquecer que estamos trabalhando com pessoas e que o nosso cliente merece sempre o melhor tratamento. Muitos colaboradores esquecem disso e focam apenas em arrumar um emprego éter um salário.”
As empresas hoje sabem que o importante é ter funcionários que entendam o mercado, e para isso os candidatos do mercado de trabalho devem não apenas ter qualificação profissional, mais principalmente vontade de crescer junto com o mercado em que está atuando.
Amanhã aqui no nosso blogue vamos falar a respeito de funcionários que recebem das empresas curso de qualificação e depois mudam de profissão ou trocam de empresa.

Ana Cláudia
Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.