quarta-feira, 27 de julho de 2011

Frota de motocicletas em Pernambuco cresce 343% em 10 Anos


Dados divulgados pela Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares - apontam que a frota circulante de motocicletas da região Nordeste cresceu 486% de 2001 a julho de 2011. No mesmo período, Pernambuco apresentou um avanço de 343% e Recife uma alta de 253%.

"A mudança do cenário do ambiente rural, com a substituição dos tradicionais animais de transporte por modernas motocicletas, a precariedade de algumas estradas da região, além do significativo crescimento do poder de compra dos habitantes da região, permitiram que esse mercado se fortalecesse. Diante deste panorama, podemos afirmar que a região Nordeste pode ultrapassar em breve a Sudeste em termos de vendas", afirma Roberto Akiyama, presidente da Abraciclo.

Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), as motocicletas emplacadas em Pernambuco somaram 51.507 unidades até junho. Já em Recife, nos primeiros seis meses de 2011, 8.490 motocicletas foram emplacadas, o que significa que a cidade representa 16,5 % das vendas do estado.

De acordo com os dados do Denatran e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até abril de 2011, 3.178.667 pessoas possuíam habilitação na categoria A no Nordeste, sendo que a frota de duas rodas na região é de 4.151.487 motocicletas.

"Os números não mentem. Quase um milhão de pessoas conduzem o veículo de duas rodas sem carteira de habilitação. O problema da segurança no trânsito, seja na região Nordeste ou em qualquer outra do país, se resume em duas palavras: fiscalização e educação. Sem o conhecimento das regras de trânsito e cumprimento das mesmas, não é possível ter-se uma coexistência pacífica entre todos os atores sociais nas ruas", conclui Moacyr Paes, diretor da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.