quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sensação pode chegar a 45°C em Pernambuco


No próximo trimestre, a sensação térmica nos centros urbanos do estado pode superar os 45°C. Essa é a previsão feita pelo Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe) para os meses de fevereiro, março e abril deste ano.

No estado, as temperaturas em dias isolados poderão variar em máximas de 40°C e mínimas de 26°C. O clima quente será causado graças a chuvas abaixo da média prevista para o período, que chega a 300 milímetros nos três meses.

Os pesquisadores estão esperando uma redução de 25% nas precipitações. As previsões foram feitas ontem, durante a Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste, realizada no Ceará. Segundo a coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda, a diminuição das chuvas no próximo trimestre deve ocorrer porque a temperatura da água do mar, no Oceano Atlântico, esfriou.

De acordo com Francis Lacerda, o impacto das previsões meteorológicas deste ano deve ser maior na região do Semiárido, que abrange o Sertão do estado. Nessa área, a estação chuvosa começa em janeiro e termina em abril, diferente do Agreste, da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata. A falta de chuvas pode atrapalhar o cultivo de milho e de feijão.

Mas é na RMR onde devem ser registrados os maiores picos de temperatura do próximo trimestre. No Centro do Recife, devido às construções de concreto e à falta de arborização suficiente, a sensação térmica pode ultrapassar os 45°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.