terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Destinos para as garrafas PET


A Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) disponibilizou em seu site (www.abipet.org.br) endereços para entrega de garrafas e outras embalagens PET, cooperativas e comércio de reciclagem do País.

Acessar o Sistema para Destinação Adequada do PET (Levpet) é muito simples. Basta digitar o endereço de casa ou do trabalho, por exemplo, e o mapa mostra pontos e cooperativas mais próximos, através do Google Maps. Em todo o País, foram cadastrados cerca de 1.200 pontos, sendo 45 em Pernambuco. O número tende a crescer, já que o Levpet é colaborativo, ou seja, qualquer pessoa que conheça um novo ponto pode acrescentá-lo à base de dados.

Em 2009, o mercado brasileiro consumiu 521 milhões de toneladas de PET, um crescimento de 7,4% em relação a 2008, quando o consumo foi de 485 toneladas. Os dados de 2010 ainda não foram fechados, mas estima-se que o consumo tenha atingido 565 toneladas. Os refrigerantes são responsáveis por 61% das embalagens produzidas no Brasil, seguidos por água mineral (14%) e óleos comestíveis (13%).

Em dezembro, a Abipet apresentou os dados do Censo da Reciclagem do PET no Brasil. Os números da pesquisa mostram que o País é o segundo maior reciclador do material no planeta, com 55,6% de aproveitamento, perdendo apenas para o Japão, que reaproveita 77,9% do PET produzido. Os dados mostram, ainda, que o Brasil é o país melhor preparado para a reciclagem de PET no mundo, com a maior variedade de aplicações para o material reciclado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.