quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Pernambuco registra 14 mortes por meningite bacteriana em 2013

A Secretaria de Saúde de Pernambuco registrou 14 mortes por meningite meningocócica até está quarta-feira (18), no ano de 2013. 

O órgão notificou 98 casos da doença, que é do tipo bacteriana, e confirmou 79 desse total. Comparando com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 20 notificações e 12 confirmações. O ano de 2012 fechou com um registro total de 130 casos, sendo 111 confirmados e 22 mortes.

O caso mais recente de óbito por meningite bacteriana foi a de um menino de nove anos em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. A vítima faleceu na última sexta-feira (13) e estudava na Escola Municipal Santa Tereza de Ávila. A Secretaria de Saúde do município informou que realizou o protocolo de procedimentos indicado pelo Ministério da Saúde nesses casos. O órgão afirmou ter dado medicação às pessoas que tiveram contato com o garoto e a escola não precisou ser fechada.

Jaboatão dos Guararapes já registrou três mortes de pessoas contaminadas por meningite em 2013.


A doença afeta a meninge, uma membrana que reveste todo o sistema nervoso central. No Recife, o Hospital Correia Picanço, no bairro da Tamarineira, Zona Norte, é referência no diagnóstico e tratamento da meningite, provocada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas. O contágio se dá pelo contato íntimo, normalmente entre pessoas que vivem na mesma casa ou têm proximidade. Gotículas também podem transmitir a doença, de forma que um espirro, vômito ou secreções respiratórias podem ser perigosas. O diagnóstico é a parte mais complicada, porque se confunde com diversas outras doenças.

Pacientes com meningite tanto bacteriana como viral costumam sentir febre, dor de cabeça e vômito. O diagnóstico é feito através de uma análise do líquido que reveste a membrana do sistema nervoso. 

Com informações do G1PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.