quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Jornalistas paraibanos lançam livro sobre história do forró, na Paraíba


“O fole roncou! Uma história do forró”, é um livro dos jornalistas paraibanos Carlos Marcelo Carvalho e Rosualdo Rodrigues. O livro será lançado em João Pessoa na noite desta quinta-feira (20).

A obra reconstitui a trajetória de um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros por meio de episódios marcantes da vida artística e pessoal de nomes como Gonzagão, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Genival Lacerda, Marinês e outros. O lançamento acontece às 18h no Zarinha Centro Cultural, no bairro de Tambaú, e terá um bate-papo com os autores.

Além do formato tradicional, o livro também será vendido em e-book. Os preços são R$ 49,90 e R$ 34,90 respectivamente.

A partir de mais de 80 entrevistas e documentos inéditos, os autores percorrem de meados de 1930 até os dias atuais, ressaltando a importância da contribuição de artistas como Elba Ramalho, Alceu Valença e Fagner para a continuidade do forró. Gênero este que se desdobrou no surgimento do forró eletrônico, no Ceará, e do forró universitário, em São Paulo.

O impacto da migração nordestina na identidade cultural brasileira serve como pano de fundo da narrativa, pois muitas letras são autênticas crônicas do dia a dia dos que deixaram sua terra. Casos engraçados e dramáticos se alternam com episódios sombrios (a censura nos anos 1970 aos compositores de letras de duplo sentido, pela primeira vez revelada em livro) e com a gênese de sucessos como “Procurando Tu”, “Eu só quero um xodó”, “Severina Xique-Xique” e “Danado de bom”.

Em linguagem acessível, os autores revelam facetas menos conhecidas de músicos, cantores e compositores com algo em comum, além da origem e do talento: a capacidade de superação diante de adversidades naturais, econômicas e sociais. Enriquecido com fotos preciosas de arquivo e manuscritos originais de letras conhecidas, O fole roncou! reúne histórias de sanfona, suor e chamego, protagonizadas por expoentes da música brasileira popular e contadas no ritmo contagiante dos gigantes do forró.

Com informações G1PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.