Hoje dia 11 de setembro a cidade de Surubim comemora 83 de emancipação política em grande estilo. O município nasceu de uma fazenda de gado no século 19, na qual existia um boi que se chamava Surubim por ser pintado igual ao peixe de mesmo nome.
A história conta que o boi foi devorado por uma onça. O assunto repercutiu na época, dando nome ao vilarejo que depois foi elevado a categoria de cidade. Segundo o IBGE, Surubim hoje possui atualmente 58.515 habitantes.
Conhecida como a Capital da Vaquejada por ter a mais antiga e tradicional festa de vaquejada do mundo, o município realiza na terceira semana do mês de setembro, a Festa do Gado, que chega a atrair cerca de 50.000 visitantes. A cidade também ficou imortalizada nos versos da música do Quinteto Violado e da dupla de forró Sirano e Sirino.
Hoje Surubim também conta com um tradicional carnaval, que acontece após a quarta-feira de cinzas e estende-se até o domingo pós-carnavalesco, quando a cidade recebe cerca de 25.000 visitantes por dia no Desfile das Meninas Virgens.
A cidade hoje comemora seu aniversário com grande desfile cívivo, ode conta com a participação das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, Forças Armadas além da Polícia Militar.
Parabéns SURUBIM.
Vale salientar que a vaquejada é uma modalidade esportiva através da Lei Federal Nº 4.495/98 e pela Lei do Estado do Rio de Janeiro nº 3.021 de 23 de julho de 1998.
ResponderExcluirSegundo Câmara Cascudo(1976:17), a data festiva "mais tradicional do ciclo do gado nordestino, uma exibição de força ágil, provocadora de aplausos e criadora de fama".