segunda-feira, 18 de abril de 2011

CFM quer rede integrada para atendimento ao usuário de crack


O Conselho Federal de Medicina (CFM) intensificará a discussão sobre a luta contra o crack, cuja dependência tem características epidêmicas e gera graves problemas nas áreas social e da saúde pública.

Por isso, amanhã (19/4) será realizado o seminário Crack: construindo um consenso, na sede do conselho, em Brasília. Durante o evento, estão programadas duas mesas de debate. Pela manhã, será discutida a criação de um protocolo de assistência médica ao usuário. À tarde, os participantes discutirão propostas para assegurar ao dependente do crack acesso à assistência integral, conforme previsto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro, que é visto como uma oportunidade em que devem ser formuladas as bases de protocolo de assistência integral ao dependente, contará com a presença de profissionais da saúde (especialmente médicos, psicólogos e assistentes sociais) que debaterão profundamente sobre o tema.

A programação dá continuidade ao trabalho iniciado em 2010, quando o CFM promoveu, em parceria com os conselhos regionais de medicina, o 1º Fórum nacional sobre aspectos médicos e sociais relacionados ao uso do crack.

Ao longo deste ano, outras atividades estão previstas a partir de iniciativa da comissão de ações sociais do conselho. A meta é estimular o debate e a tomada de ações concretas focadas na assistência dos usuários da droga e na construção de uma política de capacitação de médicos e de outros profissionais da saúde para o enfrentamento do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.