quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Pesquisa Nacional de Saúde é realizada no interior de Pernambuco

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) está programada para ocorrer em 3.627 domicílios de 76 municípios de Pernambuco. Em Caruaru, a gerência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que, até o fim de outubro, deve terminar a coleta nos municípios de Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Lagoa dos Gatos e Toritama. 

A PNS é dividida em duas etapas: primeiro, a aplicação de questionários e medição de peso, altura, cintura e pressão arterial em um morador da residência; depois, em 25% das áreas, serão recolhidos sangue e urina para exames laboratoriais, com este mesmo morador. Os dados pessoais dos cidadãos, segundo o IGBE, não serão divulgados, será obedecida a Lei nº 5534, que garante o sigilo da informação estatística.

A população pode conferir a legalidade do processo pelo fardamento do entrevistador. Ele deverá usar jaleco azul, crachá, bolsa, balança e um aparelho manual. A identidade deste funcionário pode ser confirmada pelo telefone 0800-721-8181. O horário de trabalho é de 8h às 12h e das 13 às 17h e as casas a que os entrevistadores vão estão determinadas pelo sistema do IBGE.

Caso não haja maiores de 18 anos na residência, uma carta oficial do instituto será deixada para informar a importância da pesquisa e a necessidade da participação daqueles cidadãos. Posteriormente, uma nova visita será feita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.