sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Acidentes com moto lideram volume de internações em hospital de PE

A Secretaria de Saúde de Pernambuco contabilizou, de janeiro a maio deste ano, 15.687 vítimas de acidentes envolvendo motos no estado. Somente no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife, quase todo o setor de ortopedia está ocupado por pacientes que se feriram em colisões com motocicletas. Em todas as enfermarias, há pelo menos um caso. De janeiro até agosto, foram atendidas 932 vítimas de acidente por transporte terrestre na unidade de saúde: 643, o que corresponde a 69% do total, estavam de moto.

Ainda de acordo com o Hospital Miguel Arraes, só no mês passado, foram operadas 113 pessoas que estavam pilotando ou na garupa. 

Em geral, acidente de moto resulta em ferimentos graves. Muitas vítimas ficam com sequelas definitivas, sofrem amputações, não podem mais andar. Outras têm sequelas temporárias e ficam longos períodos sem trabalhar: de três meses a um ano.   83% dos acidentados são homens e 65% deles têm entre 20 e 39 anos. Os dias mais frequentes de acidente são sábado e domingo.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o tempo médio de internamento de um paciente acidentado de moto é de 30 dias. O custo desse tempo internado é R$ 230 mil. Se considerarmos o processo todo, incluindo fisioterapia, previdência social e outros gastos ficam em R$ 954 mil para cada paciente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.