quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Safra da cana-de-açúcar deve ter queda de 40% em Pernambuco


Pela previsão dos donos de usinas de Pernambuco, a falta de chuva na Zona da Mata do estado deve provocar uma queda de 40% na safra da cana-de-açúcar deste ano em relação a 2011. A estiagem reflete também na preocupação dos trabalhadores de cana. No ano passado, a temporada garantiu sete meses e meio de emprego. Desta vez, o período não deve passar de cinco meses.

Pernambuco é o segundo maior produtor de cana do Nordeste, perdendo apenas para Alagoas. No estado, 19 usinas devem moer o produto até março do próximo ano. Uma usina em Camutanga, na Mata Norte, foi a primeira a colher a cana depois de um ano inteiro de cultivo. O crescimento do canavial sofreu com a pequena quantidade de chuva, que foi a metade do ano passado.

Em setembro, os caminhões começaram a chegar das plantações carregadas, mas não havia mais ânimo – depois de uma safra recorde de 1.820.000 toneladas em 2011, a estimativa de 2012 é de 1.100.000 toneladas. A diminuição na produção de açúcar e álcool, tanto para o mercado interno como para a exportação, também deve ser de 40%.

Mesmo em locais onde não teve tanta redução de chuvas, haverá diminuição na produção dos derivados da cana. O álcool deve ser um dos produtos mais afetados. “Nós teremos uma safra difícil até porque o governo federal não vem praticando políticas que dê isonomia do etanol versus a gasolina. Não podemos investir no etanol hidratado em função da não competição, de ele estar carregado de impostos, enquanto a gasolina é um produto sem impostos”, comentou Renato Cunha, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar).

Do G1PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.