quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Max Gehringer lota teatro e dá dicas na Feira do Empreendedor de PE


O administrador de empresa e consultor coorporativo Max Gehringer palestrou na abertura oficial da Feira do Empreendedor, na noite desta quarta-feira (17), no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda. O espaço ficou completamente lotado de expectadores ávidos por dicas valiosas de como se dar bem no mercado de trabalho, especialmente na hora de abrir um negócio. As mulheres foram exaltadas pelo palestrante.

Gehringer começou lembrando do tempo que trabalhava em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, há cerca de 40 anos. Época que beijou a mão de Frei Damião. Época que o pernambucano também se lamentava muito, se achando escanteado do processo de desenvolvimento econômico. Hoje, ele diz que vê outro cenário, em todo o Brasil.

Atualmente, há seis milhões de micro e pequenas empresas formais no país. Em cinco anos, serão nove milhões. O que fazer para virar um micro-empresário? "Não há uma lista de coisas a ser feita, também não é algo impossível. O que eu gosto no empreendedor brasileiro é que ele tem menos necessidade de ganhar dinheiro. Abre um negócio mais para se sentir bem, útil e humilhar o cunhado", brincou.
Ele lembrou de uma famosa estatística: 50% das empresas não duram três anos. Mas fez a plateia olhar a informação, aparentemente drástica, por outro ângulo. "Esse percentual vale para quem abre o negócio pela primeira vez; na segunda, cai para 30%; na terceira, para 10%. Então, abram e quebrem o mais rapidamente possível, porque na terceira vez você tem 90% de chance de dar certo", concluiu.
Dicas
Gehringer alertou que é preciso estudar, ressaltando que "o curso de administração é perfeito para quem está confuso na vida e não sabe o que fazer". Ele confessou que, quando mais jovem, não sabia qual profissão queria seguir. Hoje, entende exatamente qual o seu diferencial: entender gente. Assim, dedicou bastante tempo da carreira profissional observando, testando e aprendendo com funcionários que passaram pela mão dele.

Ele dividiu a bagagem com o público, soltando boas dicas, como a importância de saber se expressar, buscar orientação profissional e "se tiver uma mulher bonita e simpática do seu lado, sorria para ela, porque ela vai ser a sua chefe". "A gente [homens] toma decisões de forma muito lenta, convoca reunião para tudo. No século 21, as pessoas tomam decisões com 40% dos dados e tendo que acertar em 98% dos casos. Quem sabe fazer isso melhor? A mulher, porque ela ainda usa a intuição, isso explica porque há tantas mulheres em cargos de presidência", disse.
O palestrante ainda divertiu o público falando sobre a época em que contratava pessoas para trabalhar na empresa que gerenciava. A cada recordação, uma dica importante para os empreendedores. "Sempre busco pessoas que tenham emoções, bons motivos para trabalhar comigo e ambições", resumiu.
Por fim, afirmou que a aposta só dá certo quando o empreendedor enxerga uma oportunidade, entende como ela funciona e prepara para o trabalho. Destacou as consultorias prestadas pelo Sebrae e pediu que todo mundo aproveitasse as mais de 300 palestras que a Feira oferece este ano.
Destaques
A Feira do Empreendedor ocorre no Centro de Convenções, em Olinda, até o sábado (20). No evento, é possível virar empreendedor individual, realizando um cadastro simples no balcão de atendimentos do Sebrae. Na sexta-feira (19), o Fórum E! realizará várias palestras, entre os temas, turismo, economia criativa e economia digital.

Para quem já é empresário, é possível agendar a visita de um consultor do Sebrae na empresa do participante interessado. O serviço consiste no levantamento geral e diagnóstico do estabelecimento, com a criação de um plano de ação.

Em outro espaço da feira, o participante pode encontrar chances de inserir seu empreendimento em cadeias produtivas de diversos setores. No Canal do Fornecedor, pode-se cadastrar a empresa para participar de licitações e virar um fornecedor do Sistema Sebrae.

Já na Arena Virtual, os empreendedores podem melhorar e otimizar os negócios com as ferramentas disponíveis na internet. Jalan, HP, Google, Talk Fusion, Atrox e Site.com estão com estandes no local. Sustentabilidade é outro espaço da feira, que apresenta ideias e oportunidades sobre o assunto, com minipalestras, vídeos e ações interativas.

No Inovarejo, oficinas rápidas com o método TEvEP planejam um novo negócio, a ampliação de uma empresa, o aumento de vendas, entre outros. A ideia é construir um plano empresarial e montar uma loja ideal.

Há também um espaço temático voltado para oportunidades geradas antes, durante e após um evento mundial, como a Copa do Mundo de 2014. Em terminais de computadores, são dadas orientações como valor de investimento e requisitos necessários. As dicas contemplam setores de indústria, comércio, serviços e agronegócios.

Entre os expositores, há instituições com serviços, produtos, projetos e programas com foco nas micro e pequenas empresas; além de empresas industriais, comerciais e franquias.

Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.