Pernambuco já tem sua primeira morte por dengue do ano confirmada. Um menino de 11 anos, morador da área urbana de Carpina, Zona da Mata, não resistiu, em janeiro, à forma hemorrágica. Além dele outros 12 óbitos ocorridos no primeiro trimestre estão sendo investigados.
A confirmação foi dada ontem pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES), que pede maior atenção dos municípios e da sociedade a partir desta segunda quinzena de março, por causa do esperado início das chuvas em meio às altas temperaturas.
Segundo a diretora de Controle de Doenças da SES, Roselene Hans, por enquanto, só foi isolado o vírus DENV-1, que circulou nos anos 90 e retornou fortemente em 2010. No ano passado, o número de doentes foi 500% maior que o de 2009.
As condições climáticas, segundo Roselane, ajudam na proliferação do Aedes aegypti. Esse tipo de muriçoca ronda a casa da população, principalmente a que sofre com racionamento d’água. Conforme a sanitarista, chama a atenção neste início do ano a quantidade de doentes na Mata e Sertão, concorrendo com o Grande Recife e o Agreste, que historicamente registram mais casos. Como no ano passado, é grande o número de doentes com menos de 14 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentáro a respeito.