segunda-feira, 28 de março de 2011

Estado ganha mais duas unidades da Farmácia de Pernambuco


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) abre, nesta segunda-feira (28), mais duas unidades da Farmácia de Pernambuco no Estado, nas cidades de Limoeiro (Unidade Agreste Setentrional) e de Afogados da Ingazeira (Unidade Sertão do Pajeú).

Os municípios passam a contar com o programa que disponibiliza medicamentos excepcionais ou de alto custo para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com as duas inaugurações, serão oito unidades da Farmácia espalhadas no Estado.

Em Afogados da Ingazeira, o serviço funcionará na sede da Gerência Estadual de Saúde (Avenida Julio Câmara, 625, Centro) e atenderá, inicialmente, 1,5 mil pacientes da região. Já em Limoeiro, a farmácia será na sede da II Geres (Rua Padre Adalto Nicolau Pimental, 224, Fernandes Salsa), com a mesma capacidade, para fornecer medicamentos aos 31 municípios da região. Ambas funcionarão de segunda a sexta, das 7h às 16h.

Já há expectativa de aumentar a área de atendimento, podendo cada uma atingir até 5 mil pessoas. Os pacientes das duas regiões que atualmente são atendidos em outras unidades serão contactados por carta, avisando da inauguração e sugerindo a transferência para as novas farmácias.

O programa Farmácia de Pernambuco beneficia, atualmente, 27 mil pacientes em todo o Estado com 147 tipos de medicamentos para doenças raras ou cujo tratamento é de alto custo, como esquizofrenia refratária, epilepsia, insuficiência renal crônica, transplantados, cânceres, Parkinson, Doença de Alzheimer e Fibrose Cística.

É um dos programas com maior volume de investimento por parte do Governo de Pernambuco, com a aplicação de mais de R$ 100 milhões por ano. As unidades estão localizadas em Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Petrolândia, Limoeiro e Afogados da Ingazeira.


Entre as doenças cujo tratamento está disponível, estão: transplantes, insuficiência renal crônica, asma grave, epilepsia refratária, hepatites B e C, esquizofrenia refratária, osteoporose, artrite reumatóide, endometriose, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, fibrose cística, esclerose múltipla, psoríase, puberdade precoce, miomas, deficiência de hormônio de crescimento e retocolite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.